Dumont

Sede da Prefeitura

Sede da Prefeitura

Dados Gerais:
Latitude: 21º14'11" sul 
Longitude: 47º58'24" oeste
Altitude: 595 metros. 
População (2014):9.028 habitantes.
Prefeitura Municipal de Dumont
Praça Josefina Negri, 21 – Centro
Telefone: (16) 3944 – 9100 [como chegar]

Acervo digital


Imagens digitalizadas que revelam a história de Dumont – SP

Prefeitura Dumont

Acervo digital


Imagens digitalizadas da Prefeitura de Dumont – SP

vv

Visita Virtual


Museu Histórico de Dumont – SP
Av. 13 de Maio x Av. 21 de Março
Telefone: +55 16 3944 – 9100
Horário: 3ª à 6ª das 10h às 16h30

dusldfolder

Folder digital


Digitalização de trechos da história e livros de Dumont – SP

Histórico:

DUMONT-SP
postalA cidade tem origem histórica ligada à família de Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont o “Pai da Aviação”.

Em 1879, Henrique Dumont, engenheiro e proprietário de lavouras diversas, adquiriu da família Silva Prado a Fazenda Arindeúva.
Mudou-se com sua esposa Dª Francisca Santos Dumont e sues sete filhos e em dez anos de trabalho ininterrupto, a Fazenda Dumont,que assim passou a chamar-se, tornou-se uma propriedade agrícola modelar.
Henrique Dumont não mediu esforços para desbravar as matas que a fazenda possuía e transformá-la numa grande produção de café.
Ele construiu aqui o que chegou a ser a maior propriedade agrícola do Brasil, com cinco milhões de cafeeiros em plena produção,o que lhe valeu o título de “Rei do Café. Com a ajuda dos colonos, foi idealizando, criando e construindo.
Em 1894 na fazenda Dumont já se arava terras com tratores a vapor e se utilizava secadores mecânicos para café.
Com espírito de iniciativa e audácia, Henrique Dumont constrói uma estrada de ferro para serviço exclusivo da propriedade,esta percorria os cafezais e levava o produto de exportação para a Estação da Alta Mogiana em Ribeirão Preto, numa extensão de 30 km. Henrique Dumont,já muito doente, vende a Fazenda à Companhia Melhoramentos do Brasil, entretanto pouco tempo a mantiveram em seu poder.Em 1894,a propriedade foi transferida a um grupo de Capitalista Ingleses, que constituíram a “DUMONT COFFEE COMPANY”.
Foi conservado o nome do fundador, não só como justa homenagem, mas também em atenção a projeção que este mantinha nos mercados mundiais do café.
Com o dinheiro deste negócio, Henrique Dumont garantiu ao filho ALBERTO SANTOS DUMONT, os recursos necessários ao financiamento de suas experiências com balões dirigíveis e aeroplanos.
No início da Companhia Agrícola Fazenda Dumont, o braço escravo fazia parte da mão de obra, mas pelo fato do Dr. Henrique não acreditar no braço escravo, estes foram substituídos pelo trabalho livre e remunerado, como dos imigrantes: Italianos, Espanhóis, Alemães, Portugueses, e outros, predominando o imigrante “Italiano”.
Estes imigrantes juntaram-se e fizeram sua própria história, são famílias que hoje continuaram trabalhando aqui em prol do desenvolvimento do Município.
Isto explica a etnia do povo dumonense formado essencialmente por descendentes de italianos. Em 1953,foi criado o Distrito de Dumont, o qual passou a ser Distrito de Ribeirão Preto. Em 1963,pela Lei nº 8.050,de 31/12/1963, era o então Distrito de Dumont, transformado em Município.
Dumont, hoje tem 8.200 habitantes, sua economia está voltada à cultura da cana-de-açúcar, amendoim e a indústria e comercio dos produtos da suinocultura e industrialização de produtos com amendoim.

Galeria de fotos - Dumont

Apresentação Pedagógica